Mundo

Volta ao gramado na Espanha

Mesmo os times de regiões que permanecem em confinamento, como Real Madri e Barcelona, recebem autorização do governo para retornar aos treinos coletivos, seguindo um protocolo sanitário. Na Inglaterra, os jogadores retomam as atividades hoje

Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 04:06
Messi em campo no primeiro dia de exercícios da equipe catalã: LaLiga pretende prosseguir com o torneio a partir de 12 de junho

Depois de dois meses, os clubes de futebol da Espanha retomaram, ontem, os treinos coletivos, seguindo o protocolo sanitário implementado por LaLiga, organizadora da competição. O governo espanhol autorizou todas as equipes a retomarem as atividades, embora algumas delas estejam em regiões que ainda seguem a fase mais rigorosa do plano de relaxamento do confinamento, como Madri e Barcelona. Se tudo correr bem, a ideia é prosseguir com o torneio no próximo mês.

O Barcelona começou a treinar nas primeiras horas da manhã em seu centro de treinamento. Divididos em dois grupos de 10, os jogadores da equipe catalã fizeram rodas de bobinho, treinos de posicionamento e exercícios com bola.

O Real Madrid também retomou os treinos coletivos em sua cidade esportiva, nos arredores da capital espanhola. “Divididos em três grupos, os jogadores completaram um circuito físico e exercícios com bola”, informou o clube merengue.

O presidente de LaLiga, Javier Tebas, reiterou seu desejo de disputar, a partir de 12 junho, as últimas 11 rodadas do Campeonato Espanhol que faltam, mas reconheceu que isso dependerá da autorização do governo. “Acontecerá quando as autoridades de saúde autorizarem. Esperamos que seja o quanto antes e nas datas que estamos trabalhando”

Tebas também se mostrou satisfeito com o início da Bundesliga alemã, no último fim de semana: “Não era fácil, foram os primeiros e são o exemplo a seguir.” A Itália, fortemente atingida pela pandemia, não deve retomar as atividades antes de 14 de junho.

Inglaterra

Também na Inglaterra os jogadores retornam aos gramados. Numa assembleia realizada por teleconferência, os clubes da Premier League aprovaram um protocolo de volta aos treinos, que permitirá exercícios em grupos pequenos de até cinco jogadores a partir de hoje à tarde.

O governo britânico autorizou a liga a retomar os jogos na segunda semana do próximo mês, anunciou o secretário de Estado encarregado dos esportes.“Trabalhamos duro para tentar voltar, mas o critério número um será a segurança do público”, explicou Oliver Dowden à emissora Sky Sports. A última partida do Campeonato Inglês foi disputada em 9 de março. Restam 92 jogos a disputar para concluir a temporada 2019-2020.

A Escócia traçou o caminho inverso, com suspensão definitiva do campeonato devido à pandemia do coronavírus. Com isso, o Celtic se sagrou campeão escocês pela nona vez consecutiva. Os jogadores, comandados pelo técnico Neil Lennon, tinham 13 pontos de vantagem na tabela sobre o rival Glasgow Rangers quando o torneio foi suspenso, em meados de março. “Após consultar os 12 clubes da elite, o conselho de administração da liga (SPFL) decidiu que a temporada 2019-2020 será encerrada com efeito imediato”, anunciou a Scottish Premiership.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags