Mundo

Alemanha considera inconstitucional espionagem da Internet de estrangeiros

O Tribunal Constitucional do país responde a uma ação movida por jornalistas estrangeiros a respeito de espionagem de telecomunicações no exterior

Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 09:34
Serviço Federal de Inteligência Federal (BND) na sede em Berlim.O Tribunal Constitucional da Alemanha decidiu nesta terça-ferça (19/5) que a espionagem da Internet de estrangeiros por parte dos serviços de Inteligência do país (BND) é inconstitucional.

No âmbito dessa decisão, a corte ordenou aos deputados alemães que alterassem a lei antes do final de 2021.

Com isso, o Tribunal Constitucional responde a uma ação movida por jornalistas estrangeiros.

Segundo os juízes, o Serviço Federal de Inteligência (BND, na sigla em alemão) "é obrigado a respeitar os direitos fundamentais" também ao coletar informações no exterior.

Por esse motivo, seu atual quadro jurídico "viola o direito fundamental ao sigilo das telecomunicações" e também a "liberdade de imprensa", ambos garantidos pela Constituição alemã.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags