Mundo

Elizabeth II nomeará Cavaleiro militar que arrecadou milhões contra covid

Foi o primeiro-ministro Boris Johnson quem recomendou esse reconhecimento à monarca

Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 20:56
Foi o primeiro-ministro Boris Johnson quem recomendou esse reconhecimento à monarcaA rainha Elizabeth II nomeará Cavaleiro o coronel Thomas Moore, um veterano militar de pouco mais de cem anos, que se tornou um herói nacional durante a pandemia depois de arrecadar 33 milhões de libras para a saúde pública, anunciou o governo britânico. 

"O coronel Tom, que completou 100 anos no mês passado, será reconhecido por suas extraordinárias realizações de captação de recursos depois de conquistar o coração das pessoas em todo o país", anunciou o Downing Street.  

Foi o primeiro-ministro Boris Johnson quem recomendou esse reconhecimento à monarca. 

"A fantástica arrecadação de fundos do coronel Tom quebrou os recordes, inspirou todo o país e nos trouxe um raio de luz em meio ao nevoeiro do coronavírus", afirmou Johnson, agradecendo-lhe "em nome de todos os que se comoveram com sua incrível história". 

Em 6 de abril, o então "capitão Tom" - mais tarde nomeado coronel honorário - se propôs a arrecadar 1.000 libras para associações vinculadas ao serviço público de saúde britânico, o NHS. 

Ele criou a meta de caminhar, com a ajuda de seu andador, cem vezes os 25 metros do seu jardim como forma de prestar homenagem aos profissionais da saúde que o curaram do câncer e de uma fratura no quadril. 

O país se comoveu com o desafio autoimposto e, depois de uma semana e meia, Moore percorreu os últimos metros vestindo uma jaqueta coberta por medalhas militares. 

Em 30 de abril, a generosidade do povo britânico superou todas as expectativas, fazendo com que as doações chegassem aos 30 milhões de libras. 

Isso ocorreu com o veterano que comemorou seus 100 anos recebendo algumas honras, como o voo de dois aviões da Royal Air Force e a chegada de 140.000 cartões de aniversário para ele vindo de todo o mundo. 

Seu nome também foi dado a um trem de alta velocidade, além de que Moore foi nomeado membro honorário da equipe de críquete inglesa e o serviço postal britânico criou um selo especial em sua homenagem. 

Mas o veterano não parou por aí e procurou uma nova maneira de arrecadar fundos para os profissionais da saúde.

Juntamente com o artista britânico Michael Ball e os grupos de coral do NHS, ele apresentou uma versão de "You'll never walk alone", música tema de um musical pós-guerra que se tornou um hino para os fãs do futebol. A música ficou em primeiro lugar no ranking de singles britânicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags