Correio Braziliense
postado em 20/05/2020 12:14
A cúpula entre a Rússia e a Ucrânia, com a mediação da França e da Alemanha, para estabelecer as bases da paz, será realizada quando a pandemia do novo coronavírus desaparecer, disse o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski.
"Devido ao coronavírus, todos os países precisam lidar com seus próprios problemas", afirmou o presidente em entrevista coletiva.
"É complicado, mas conversamos com a França e a Alemanha e todos concordamos que haverá uma reunião (...) quando a pandemia permitir", acrescentou.
Zelensky também se declarou a favor de negociações diretas com o presidente Vladimir Putin, mesmo que seus detratores temam que o presidente russo o force a fazer concessões inaceitáveis.
"Embora a sociedade esteja dividida sobre a possibilidade de negociações diretas, tenho certeza de que devemos fazê-lo", afirmou. "Há coisas que só podem ser entendidas quando se está cara a cara com a outra pessoa", acrescentou.
Em dezembro, uma cúpula entre os dois países, com a presença de mediadores franceses e alemães, foi realizada em Paris e permitiu um progresso tímido no processo de paz no leste da Ucrânia.
Uma nova reunião foi marcada para o final de abril, mas não foi realizada, principalmente devido à pandemia, mas também devido à falta de progresso entre as partes.
A guerra no leste da Ucrânia, o último conflito armado ativo na Europa, causou mais de 13 mil mortes desde 2014.
Os acordos de paz assinados em Minsk em 2015 com mediação internacional permitiram reduzir significativamente a violência, mas resta estabelecer uma estrutura política para a resolução do conflito.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.