Mundo

Volkswagen pede desculpas após propaganda com conotações racistas

O vídeo, de 10 segundos, que apareceu terça-feira na conta do Instagram da construtora, mostra um homem negro, de terno, agarrado por uma mão branca em primeiro plano

Correio Braziliense
postado em 20/05/2020 13:13
Esta foto tirada em 13 de abril de 2018 mostra o então recém-nomeado CEO da montadora alemã Volkswagen (VW) Herbert Diess (R) e o presidente do conselho fiscal da VW Hans Dieter Poetsch, dando uma conferência de imprensa na sede da empresa em Wolfsburg, no centro da Alemanha.A gigante do automobilismo alemão Volkswagen se desculpou após a divulgação de um anúncio publicitário de seu novo modelo de carro Golf, o que provocou uma onda de críticas dos internautas, que o consideraram racista. 

O vídeo, de 10 segundos, que apareceu terça-feira na conta do Instagram da construtora, mostra um homem negro, de terno, agarrado por uma mão branca em primeiro plano, que o empurra levemente para o interior de um estabelecimento chamado "o pequeno colono".  Tudo para afastá-lo de um Golf amarelo estacionado na entrada. 

Retirado do Instagram, o vídeo ainda circulava no Twitter nesta quarta-feira (20/5). 

"O vídeo é, sem dúvida nenhuma, um erro" e é "de mal gosto", reagiu a empresa de Wolfsburgo nesta quarta-feira em comunicado enviado à AFP.

O grupo entende as reações irritadas de muitas pessoas que viram o vídeo e acrescenta que irá "esclarecer o que pode ter acontecido" e "arcará com as consequências".

No final do vídeo aparece uma sequência de letras cuja ordem sugere a palavra "negro".

"A própria história de nossa empresa" faz com que a "Volkswagen se posicione contra todas as formas de racismo, xenofobia e discriminação", explicou o grupo, que também se desculpou no Instagram. 

Volkswagen foi, na década de 1930, a fabricante de fetiche do regime nazista na Alemanha.

A marca ("carro do povo") foi criada em 1937 por Ferdinand Porsche, por iniciativa da Frente Alemã para o Trabalho, liderada por Adolf Hitler.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags