Mundo

Cisjordânia reabre Basílica da Natividade em Belém

A Basílica da Natividade é considerada o lugar de nascimento de Jesus

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 09:12
Um adorador cristão acende velas na Igreja da Natividade de Belém, após sua reabertura, quando as autoridades palestinas diminuíram as restrições aos coronavírus na Cisjordânia ocupada.A basílica da Natividade de Belém, lugar de nascimento de Jesus segundo a tradição cristã, reabriu nesta terça-feira (26/5) após permanecer fechada por mais de dois meses devido à pandemia do novo coronavírus.

Vários sacerdotes de diferentes religiões cristãs observaram esta manhã a abertura das portas da basílica nessa cidade da Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel, constatou um fotógrafo da AFP.

Em uma breve cerimônia, os clérigos seguraram a chave do edifício antes de entrar para rezar, acompanhados por alguns fiéis.

A igreja havia sido fechada em 5 de março, quando foi detectado um foco de contágio da covid-19 em Belém.

"A reabertura da basílica da Natividade dá ao mundo a esperança de que essa pandemia chegue ao fim", declarou à AFP Rola Maaya, ministro palestino do Turismo e Antiguidades. 

"Esperamos que a igreja continue acolhendo milhões de fiéis, como antes do confinamento, e lhes dê esperança após o final desta epidemia de covid-19", acrescentou.

Inicialmente, apenas 50 pessoas poderão entrar no templo ao mesmo tempo e os visitantes deverão usar máscara e respeitar a distância física, segundo uma declaração conjunta das igrejas que controlam o local.

É proibido beijar ou tocar nas pedras, incluindo as da gruta onde os cristãos acreditam que Jesus nasceu.

No início de março, turistas gregos, infectados pelo vírus, visitaram Belém e a Basílica da Natividade, criando um foco de infecção na cidade e obrigando as autoridades da basílica a desinfectar o local.

O governo palestino tomou medidas rápidas para evitar a propagação do vírus.

Durante a abertura da basílica, o sacerdote Imad Kamel declarou à AFP que era necessário "dar graças à Deus por ter protegido nossa população dessa pandemia, que adoeceu tantas pessoas no mundo". 

Na segunda-feira, o governo palestino suspendeu o bloqueio de dois meses imposto na Cisjordânia para conter a propagação do coronavírus, depois de uma diminuição constante do número de novos casos de covid-19.

Em Jerusalém, a igreja do Santo Sepulcro, construída no lugar onde Jesus foi crucificado e sepultado, segundo a tradição cristã, reabriu parcialmente nestes últimos dias, depois de seu fechamento em 25 de março.

A porta principal da igreja permanece fechada para evitar aglomerações, mas grupos de fiéis podem entrar em coordenação com as autoridades religiosas que controlam o local, disse um funcionário da igreja.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags