Publicidade

Correio Braziliense

Em dia mais quente de Maio, Índia registra temperatura de 50 graus

Até o momento não foram registradas mortes durante a onda de calor do dia mais quente de maio em quase duas décadas


postado em 27/05/2020 08:45

A Índia está murchando sob uma onda de calor, com a temperatura em locais atingindo 50 graus Celsius (122 graus Fahrenheit) e a capital duradoura seu dia mais quente de maio em quase duas décadas.(foto: Jewel SAMAD / AFP)
A Índia está murchando sob uma onda de calor, com a temperatura em locais atingindo 50 graus Celsius (122 graus Fahrenheit) e a capital duradoura seu dia mais quente de maio em quase duas décadas. (foto: Jewel SAMAD / AFP)
Nova Délhi, a capital da Índia, registrou esta semana as maiores temperaturas para o mês de maio em 18 anos e o termômetro superou 47 graus Celsius na terça-feira, anunciou o serviço de meteorologia.

Perto de Nova Délhi, no estado vizinho de Rajasthan, a cidade de Churu registrou 50ºC.

A onda de calor que afeta o noroeste da Índia deve prosseguir até pelo menos quinta-feira, de acordo com o serviço de meteorologia, devido aos ventos do secos sobre o centro do país.

Os meses de maio e junho são normalmente quentes e secos na Índia, com temperaturas superiores aos 40ºC. O calor diminui progressivamente com a chegada da estação das chuvas em junho.

Até o momento não foram registradas mortes durante a onda de calor. De acordo com dados oficiais, 3.500 pessoas morreram em consequência das temperaturas elevadas entre 2015 e 2019.

Nas últimas semanas, a Índia foi afetada pela pandemia do coronavírus, um ciclone devastador e uma praga de gafanhotos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade