Mundo

Reino Unido fecha temporariamente embaixada em Pyongyang, Coreia do Norte

O fechamento da embaixada é uma medida temporária, devido aos drásticos controles impostos nas fronteiras para impedir a propagação do covid-19

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 09:12
O líder norte-coreano Kim Jong Un.O Reino Unido fechou temporariamente sua embaixada na Coreia do Norte e retirou todos os seus diplomatas, anunciou o embaixador nesta quinta-feira, devido aos drásticos controles impostos por Pyongyang nas fronteiras para impedir a propagação do coronavírus. 

A Coreia do Norte, que decidiu muito em cedo fechar as fronteiras, alega que não registrou nenhum caso da covid-19, apesar do fato de a epidemia ter surgido no final de 2019 na China, sua vizinha, e se espalhado por quase todos os países do mundo. 

O fechamento da embaixada é uma medida temporária, segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. 

Foi tomada porque Pyongyang decidiu impor "restrições à entrada em seu país que tornavam impossível movimentar nossas equipes e manter operações nas embaixadas", acrescentou. 

O site NK News, especializado na Coreia do Norte, afirma que diplomatas britânicos cruzaram a fronteira para a China na quarta-feira. 

O Reino Unido planeja manter relações diplomáticas com a Coreia do Norte e "tentará restabelecer sua presença em Pyongyang o mais rápido possível", informou o Ministério das Relações Exteriores.

Desde o início da epidemia, Pyongyang impôs quarentenas drásticas a todos os estrangeiros, com confinamento quase completo em seu local de residência, medidas que o embaixador russo, Alexander Matsegora, chamou de "terríveis para a moral". 

As medidas foram mais tarde flexibilizadas e dezenas de diplomatas e outros estrangeiros puderam deixar o país em março. 

Várias legações diplomáticas em Pyongyang foram fechadas, como a embaixada alemã ou o escritório de cooperação francês. A França não tem relações diplomáticas com a Coreia do Norte. 

Segundo especialistas, é altamente improvável que a Coreia do Norte passado ilesa pela pandemia

Uma epidemia em larga escala pode ser catastrófica neste país, com infraestrutura de saúde muito pobre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags