Mundo

Ex-prefeito conservador de Teerã é eleito presidente do Parlamento iraniano

Além de comandar a agenda da Assembleia, Mohamad Bagher Ghalibaf também será membro do Conselho Superior de Coordenação Econômica, assim como o presidente e o líder do Poder Judiciário

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 11:35
O iraniano Mohamad Bagher Ghalibaf cumprimenta os membros do parlamento após ser eleito presidente do parlamento iraniano em Teerã em 28 de maio de 2020.O novo Parlamento do Irã elegeu nesta quinta-feira como presidente da Assembleia o ex-prefeito de Teerã Mohamad Bagher Ghalibaf, consolidando o poder dos conservadores antes das eleições presidenciais programadas para 2021.

A televisão estatal informou que Ghalibaf, 58 anos, obteve 230 dos 267 votos emitidos na eleição para o cargo, um dos mais importantes da República Islâmica.

Mohamad Bagher Ghalibaf foi candidato à presidência três vezes. Ele já foi chefe de polícia, integra a Guarda Revolucionária - o exército ideológico do Irã - e foi prefeito de Teerã de 2005 a 2017.

Sua eleição para comandar o Parlamento pende ainda mais a balança para o lado conservador, ante o presidente Hassan Rohani, considerado moderado, em um contexto de profunda recessão econômica, devido em parte às sanções americanas, e de tensões exacerbadas entre Teerã e Washington.

O presidente do Parlamento comanda a agenda da Assembleia, mas também é membro do Conselho Superior de Coordenação Econômica, assim como o presidente e o líder do Poder Judiciário.

Estabelecido em 2018 pelo líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, este conselho é a principal autoridade de gestão dos temas econômicos do país e tem como objetivo lutar contra as sanções americanas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags