Mundo

Ataques em povoados no noroeste da Nigéria deixam pelo menos 60 mortos

"Todos foram mortos a tiros, a maioria na cabeça, deixando poucas chances de sobrevivência", disse um dos médicos

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 11:47
Uma visão geral do portão principal de um centro de isolamento no Hospital Geral de Gbagada, conforme as atividades recomeçam após a suspensão da greve dos médicos em Lagos, em 21 de maio de 2020.Pelo menos 60 pessoas morreram em ataques coordenados em povoados do estado de Sokoto, no noroeste da Nigéria, realizados por grupos armados - disseram fontes médicas e locais à AFP nesta quinta-feira (28/5).

"Sessenta cadáveres foram levados para o hospital desde a noite passada", relatou uma enfermeira do Hospital Geral de Sabon Birni na quarta-feira, acrescentando que a instituição também recebeu "várias pessoas baleadas".

"Todos foram mortos a tiros, a maioria na cabeça, deixando poucas chances de sobrevivência", disse um de seus colegas à AFP, pedindo para não ser identificado.

Dezenas de homens armados chegaram de moto a várias aldeias no distrito de Sabon Birni e abriram fogo, por volta das 20h locais (16h em Brasília), nas casas onde vivem pequenos agricultores e pecuaristas, afirmou um líder local.

"Os bandidos mataram 16 pessoas em Garki, 13 em Dan Aduwa, 22 em Kuzari, 7 em Katuma e 2 em Masawa. São 60 pessoas", completou, também sob condição do anonimato, por medo de represálias por parte das autoridades. 

Situada a 175 quilômetros da capital do estado, Sokoto, Sabon Birni já foi alvo de inúmeros ataques. Na segunda-feira, 18 pessoas também foram mortas em ataques coordenados em outras cinco aldeias do distrito, de acordo com fontes locais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags