Mundo

Rússia acusa EUA de ser cada vez mais 'perigoso e imprevisível'

Maria Zakharova, porta-voz da diplomacia russa, condenou a decisão dos EUA de encerrar as isenções que permitiam atividades nucleares iranianas

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 13:51
Nesta foto de arquivo tirada em 23 de dezembro de 2019, uma foto divulgada pela Organização de Energia Atômica do Irã mostra o reator de água nuclear de Arak, ao sul da capital Teerã, durante uma visita do chefe da organização Ali Akbar Salehi (C).A Rússia acusou os Estados Unidos, nesta quinta-feira (28/5), de se tornarem cada vez mais "perigosos e imprevisíveis", após sua decisão de pôr fim ao Tratado de Céus Abertos e às derrogações sobre o programa nuclear civil iraniano.

"As ações de Washington são cada vez mais perigosas e imprevisíveis", comentou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

A porta-voz condenou a decisão dos EUA de encerrar as isenções que permitiam atividades nucleares iranianas - o último vestígio dos EUA no acordo internacional firmado em 2015 e do qual Washington se retirou em 2018.

"Esse tipo de comportamento acaba de uma vez com as ambições de liderança de Washington", disse a porta-voz.

Esta é uma "nova violação flagrante" dos Estados Unidos, acrescentou Zakharova, referindo-se à decisão dos EUA, anunciada há uma semana, de abandonar o Tratado de Céus Abertos. 

Este pacto força Estados Unidos e Rússia a aceitarem o controle de suas atividades militares e instalações estratégicas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags