Mundo

PIB dos Estados Unidos cai 5% no primeiro trimestre de 2020

Além disso, cerca de 40 milhões de americanos estão desempregados. Dados são dos departamentos de Estatísticas Econômicas e de Trabalho

O desemprego nos Estados Unidos atinge 40 milhões de pessoas e o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu a uma taxa anual de 5% no primeiro trimestre do ano. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28/5) pelos departamentos de Estatísticas Econômicas e de Trabalho. 

Mais 2,1 milhões pedidos de auxílio desemprego foram registrados na última semana, chegando à média de um desempregado a cada quatro trabalhadores americanos. Esta é a oitava semana consecutiva que os pedidos do benefício caem, porém ainda se mantêm em um nível acima do esperado.

Saiba Mais

Os EUA enfrentam a segunda onda de demissões no setor privado e também os cortes feitos pelos governos estaduais, que tiveram os orçamentos reduzidos. De acordo com o governo americano, a queda do PIB no primeiro trimestre refletiu as contribuições negativas das despesas de consumo pessoal, investimento em estoque privado, investimento fixo não residencial e exportações que foram parcialmente compensadas por contribuições positivas de investimento fixo residencial e gastos governamentais. 

O resultado divulgado nesta quinta corrigiu a última estimativa (4,8%) com uma revisão dos dados anteriores. A estimativa antecipada de PIB para o segundo trimestre de 2020 será apresentada em 30 de julho. 
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão