Mundo

Trump diz que classificará 'Antifa' como grupo terrorista

O presidente culpou o grupo pelos protestos

Correio Braziliense
postado em 31/05/2020 17:41
O presidente culpou o grupo pelos protestosO presidente Donald Trump disse neste domingo que os Estados Unidos classificarão o movimento Antifa como um grupo terrorista depois de culpá-lo pelos protestos nas cidades dos país. 

"Os Estados Unidos da América designarão o ANTIFA como organização terrorista", anunciou Trump no Twitter, sem dar mais detalhes. 

O presidente e alguns de seus principais assessores culparam o Antifa e grupos que eles chamam  de "extrema esquerda" por se apropriarem protestos pacíficos contra abusos policiais após a morte de um negro em Minneapolis.

Os tumultos em todo o país em dezenas de cidades foram desencadeados pela morte do cidadão negro desarmado, George Floyd, durante sua prisão na segunda-feira. 

Em uma série de tuítes, o presidente dos EUA também parabenizou as tropas da guarda nacional por restaurar a ordem no sábado em Minneapolis, depois de dias de agitação.

Saiba Mais

"Os anarquistas liderados pelo ANTIFA, entre outros, foram detidos rapidamente. Isso deveria ter sido feito pelo prefeito na primeira noite e não haveria problemas!", tuitou Trump. 

O presidente americano se referiu a Jacob Frey, prefeito democrata de Minneapolis, onde o vídeo chocante da morte de Floyd - depois que um policial o imobilizou ajoelhando-se em seu pescoço - gerou comoção em todo o país, além de protestos em outras partes do mundo. 

Derek Chauvin, o policial que manteve o joelho sobre o pescoço de Floyd, foi demitido e acusado de homicídio em terceiro grau. 

O Antifa - o nome é uma contração para antifascista - é um agrupamento secreto de ativistas radicais que surgiu nos últimos anos, em parte em oposição às manifestações racistas em Charlottesville, Virgínia, em 2017. 

Não se sabe se o movimento conta lideranças. Seus membros, geralmente vestidos de preto, protestam contra o racismo, os valores de extrema direita e o que consideram fascismo, e dizem que táticas violentas às vezes são justificadas para autodefesa. 

O FBI define como terroristas domésticos aqueles que promovem "o uso ilegal ou ameaçado de violência contra pessoas ou propriedades a fim de intimidar ou coagir um governo, a população civil ou qualquer segmento dele, em defesa da política ou objetivos sociais".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags