Mundo

Aceitação social é um desafio

Correio Braziliense
postado em 01/06/2020 04:30

Além da contribuição para aperfeiçoar a produção de alimentos, os pesquisadores preocupam-se com os impactos das tecnologias voltadas para a produção de alimentos agrícolas sobre a população. “Nesse estudo, também consideramos fatores que podem influenciar a forma como esses novos recursos são vistos. Eles precisam ser introduzidos na sociedade com segurança, ganhando a confiança das pessoas. É o que chamamos de fatores de transformação”, explica Maurício Lopes, pesquisador da Embrapa em Brasília.

No artigo divulgado na revista Nature Foods, os autores enfatizam que construir a confiança social necessária para as novas tecnologias avançarem será o “fundamento de uma mudança transformadora”. “As novas tecnologias, especialmente as mais controversas, exigem investimento e apoio político para decolarem. E, para uma implementação real, você precisa de apoio público. O diálogo é o primeiro passo para recuperar a confiança entre a ciência e a sociedade. Esse trabalho visa abrir um espaço para esse diálogo”, afirma Philip Thornton, coautor do estudo e membro do Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar do Conselho de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR, em inglês), sediado nos Estados Unidos.

Maurício Lopes lembra que informar corretamente a população quanto aos recursos tecnológicos é importante principalmente no cenário atual, em que o conhecimento científico tem sido alvo de ataques em várias partes do mundo. “Diante de questões como terraplanismo e resistência a vacinas, por exemplo, precisamos ter esse cuidado. É necessário usar as políticas públicas de forma apropriada, fazendo com que as informações corretas cheguem ao público, e com que as pessoas possam reconhecer a ciência, saber como ela funciona e qual o seu valor”, enfatiza. (VS)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags