Mundo

Prefeito de Nova York anuncia toque de recolher em meio a protestos

Restrições valem das 23h às 5h. Estados Unidos vivem onda de protestos após a morte de George Floyd

Correio Braziliense
postado em 01/06/2020 17:48
Manifestantes na Manhattan BridgeO prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou um toque de recolher em Nova York nesta segunda-feira (1º6), das 23h às 5h, após protestos que abalaram a cidade após a morte de George Floyd, seguindo o exemplo de outras cidades americanas. 

De Blasio disse em sua conta no Twitter que a decisão foi tomada após uma conversa com o governador Andrew Cuomo. 
 
 

"Apoiamos protestos pacíficos", mas após a violência e os saques nos últimos dias "para a segurança de todos, decidimos implementar um toque de recolher na cidade de Nova York hoje à noite", justificou.

Ao menos 140 cidades americanas organizaram manifestações contra a brutalidade policial e o racismo no último domingo, segundo a imprensa local. Em uma dezena delas foi imposto um toque de recolher, como Los Angeles, Houston e Washington DC.

O prefeito e o governador de Nova York anunciaram em um comunicado que a polícia aumentará a presença nas ruas como forma de prevenir a violência e impedir vandalismo e saques. 

"Apoio e protejo as manifestações pacíficas na cidade" pela morte de Floyd, disse Blasio em comunicado. 

"As manifestações que vimos tem sido pacíficas. Não podemos deixar que a violência esconda a mensagem desse momento. É muito importante e a mensagem deve ser escutada", ressaltou o prefeito. 

De Blasio, que é branco, é casado com uma mulher negra. Sua filha Chiara, de 25 anos, participou de um dos protestos por causa da morte de Floyd no sábado e foi presa pela polícia, que a liberou no mesmo dia. O prefeito disse estar orgulhoso dela. 

Nesta segunda, cerca de mil manifestantes protestavam pacificamente na Times Square, aplaudindo e gritando "Goerge Floyd, George Floyd" e "Black Lives Matter" ("Vidas negras importam"). 

"Estou aqui porque minha vida importa", contou à AFP Shina Moore, uma afro-americana de 23 anos. 

Moore disse que desafiará o toque de recolher dessa noite. 

Saiba Mais

"As pessoas não vão respeitar. Cuomo é nosso governador, está fazendo um bom trabalho, mas essa não é a sua luta. Esses protestos continuarão enquanto forem necessários: um dia, uma semana, um mês, um ano".  

O prefeito disse ter conversado com o chefe da polícia, Dermot Shea, sobre incidentes de repressão de manifestantes. Um carro policial foi filmado enquanto se lançava contra um grupo de manifestantes, e o caso está sendo investigado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags