Mundo

Ex-presidente Bush pede aos EUA fim do ''racismo estrutural''

Nesta terça-feira, as mobilizações pela morte de George Floyd, oito dias atrás, pelas mãos de um policial branco se intensificaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou mobilizar o exército na segunda-feira.

Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 21:27
Nesta terça-feira, as mobilizações pela morte de George Floyd, oito dias atrás, pelas mãos de um policial branco se intensificaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou mobilizar o exército na segunda-feira.O ex-presidente republicano George W. Bush pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que examinem suas "falhas trágicas" para acabar com o "racismo estrutural", em um momento de mobilizações sem precedentes pela morte de um cidadão negro nas mãos da polícia. 

"Essa tragédia - que faz parte de uma longa lista de tragédias semelhantes - levanta uma questão que deveria ter sido levantada antes sobre como acabar com o racismo estrutural em nossa sociedade", disse o ex-presidente em comunicado. 

Nesta terça-feira, as mobilizações pela morte de George Floyd, oito dias atrás, pelas mãos de um policial branco se intensificaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou mobilizar o exército na segunda-feira. 

Saiba Mais

Bush, que ocupou a Casa Branca entre 2001 e 2009, afirmou que é um "fracasso chocante" que numerosos afro-americanos, especialmente jovens, sejam "assediados e ameaçados em seu país". 

"É hora de os Estados Unidos examinarem seus trágicos fracassos", disse o ex-presidente, em um momento em que o país passa pelas mobilizações mais importantes desde a década de 1960, durante a luta pelos direitos civis. 

Sem citar o atual presidente Donald Trump, Bush insistiu na necessidade de ouvir aqueles que sofrem. "Aqueles que pretendem silenciar não entendem o significado do que os Estados Unidos são", afirmou, insistindo na necessidade de mostrar "empatia".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags