Mundo

Em apenas um dia, 600 mil franceses baixam aplicativo para rastrear vírus

Os aplicativos de rastreamento do coronavírus como o StopCovid são considerados uma ferramenta vital para frear a propagação da covid-19

Correio Braziliense
postado em 03/06/2020 12:45
Nesta foto de arquivo tirada em 27 de maio de 2020, um homem segura um telefone celular exibindo uma captura de tela do aplicativo de rastreamento StopCovid, desenvolvido pelo governo francês, na tentativa de conter a propagação do COVID-19, em Paris, enquanto a França facilita as medidas de bloqueio levado para lutar contra o novo coronavírus.Cerca de 600 mil franceses baixaram em menos de 24 horas o aplicativo de celular criado para rastrear possíveis contágios com o coronavírus, indicou nesta quarta-feira (03/6) o ministro francês encarregado de assuntos digitais.

"É um bom começo", disse Cedric O ao canal France 2. A empresa de análise de aplicativos AppAnnie disse que StopCovid está no topo da lista de downloads na França para celulares Android da Apple e Google. 

Os aplicativos de rastreamento do coronavírus são considerados uma ferramenta vital para frear a propagação da covid-19, que matou quase 29 mil pessoas na França. 

Os governos de todo o mundo desenvolveram aplicativos, por conta própria ou com a ajuda de empresas privadas como Apple e Google, que se uniram para fornecer programas de rastreamento compatíveis entre seus telefones. 

Muitos utilizam a tecnologia bluetooth que permite aos celulares "ver" se uma pessoa entrou em contato próximo com alguém que testou positivo para o vírus, assumindo que a pessoa infectada introduziu o diagnóstico no aplicativo. 

A França se negou a trabalhar com a Apple e Google para seu aplicativo, devido a preocupações de privacidade de dados. 

O uso do aplicativo StopCovid é voluntário e os funcionários garantem que não se pode revelar dados pessoais para outros usuários. 

Os especialistas em saúde afirmam que pelo menos 60% da população precisa usar a tecnologia para que seja efetiva.

No entanto, vários países não alcançaram esse objetivo, inclusive países asiáticos que estiveram entre os primeiros a implementar aplicativos de rastreamento. 

Cedric O disse que esperava que "vários milhões de franceses" baixassem o aplicativo, que é útil principalmente em áreas muito frequentadas "como bares e restaurantes, transporte público e comércios".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags