Mundo

Pequeno dinossauro carnívoro com asas é encontrado na Argentina

A nova espécie de dinossauro de 90 milhões de anos foi encontrada na Patagônia

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 13:08
Concepção artística de um dinossauro convivendo com um pequeno mamífero ancestral no Jurássico.Paleontólogos argentinos anunciaram a descoberta na Patagônia de uma nova espécie de dinossauro de 90 milhões de anos com patas semelhantes à um réptil e asas, o que poderia revelar dados sobre a evolução e surgimento das aves.

Os restos fósseis do animal, que não ultrapassava um metro e meio de comprimento, foram encontrados em um local da província argentina do Rio Negro, cerca de 1.100 km ao sul de Buenos Aires, informou a agência de divulgação científica da Universidade de La Matanza CTyS.

Os pesquisadores se surpreenderam porque as patas pareciam de um réptil, mas seus membros superiores eram muito grandes e robustos, parecidos com os das aves modernas, explicaram.

Até essa descoberta, todos os dinossauros carnívoros com aspecto de aves da Patagônia pertenciam ao grupo da unenlagia, eram ágeis e caminhavam com as patas traseiras. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags