Mundo

Afeganistão teme "catástrofe" com o avanço da epidemia de coronavírus

O Afeganistão registrou oficialmente 761 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 19.551

Correio Braziliense
postado em 06/06/2020 14:40
O Afeganistão registrou oficialmente 761 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 19.551Cabul, Afeganistão - O Afeganistão começa a necessitar de leitos hospitalares à medida que a epidemia de coronavírus avança rapidamente, anunciaram as autoridades, prevendo uma "catástrofe" neste país pobre. O Afeganistão registrou oficialmente 761 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 19.551. 

"Quase todas os nossos leitos [hospitalares] estão ocupados, em breve não teremos capacidade de atendimento", disse o ministro da Saúde, Ahmad Jawad Osmani, a jornalistas neste sábado. Segundo as autoridades, o número de casos é superior ao esperado, inclusive em Cabul, o epicentro da epidemia neste país destruído por quatro décadas de guerra. 

"Uma catástrofe está se aproximando", disse o governador de Cabul, Mohamad Yakub Haidary, na mesma entrevista coletiva. Somente na capital, estima-se que um milhão de pessoas podem estar afetadas pelo vírus. Até agora, o número oficial de mortes por vírus em todo o país é 327. Um número que é considerado muito menor que a realidade. 

Saiba Mais

"Temos informações indicando mortes suspeitas e de pessoas enterrando corpos à noite", disse ele. "Lotamos 10 a 15 ambulâncias com corpos todos os dias", acrescentou. As autoridades decretaram confinamento oficial no país, mas a população ignora as ordens. Muitos preferem o risco de contrair o vírus a perder um dia de trabalho. 

O Ministério da Saúde anunciou medidas mais rigorosas a partir de domingo, como a obrigação de usar máscaras e o respeito à distância de segurança nos próximos três meses.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags