Publicidade

Correio Braziliense

EUA oferece ajuda à Rússia para conter desastre ecológico no Ártico

O acidente é o pior desastre ecológico do tipo na região e os danos são visíveis do espaço


postado em 06/06/2020 17:44

(foto: Folheto / Serviço de Resgate Marítimo / AFP)
(foto: Folheto / Serviço de Resgate Marítimo / AFP)
Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos ofereceram ajuda a Moscou neste sábado (6) depois de um vazamento de 20.000 toneladas de combustível em um rio do Ártico russo. "Apesar das nossas desavenças, os Estados Unidos estão prontos para ajudar a Rússia a deter esse desastre ambiental e dar nossa experiência técnica", disse o secretário de Estado, Mike Pompeo, em uma postagem em sua conta no Twitter. 

Um tanque de diesel de uma térmica pertencente à gigante da mineração Norilsk Nickel colapsou em 29 de maio perto da cidade ártica de Norilsk, causando um vazamento de 15.000 toneladas de combustível no rio Ambarnaia e 6.000 toneladas na terra circundante. O acidente é o pior desastre ecológico do tipo na região e os danos são visíveis do espaço. 

Os socorristas russos trabalhavam arduamente para tentar limitar o dano, em um contexto complicado pelas dificuldades de acesso, a pouca profundidade do rio que impede as operações embarcadas e o terreno pantanoso que se produz na primavera. Na sexta, uma semana depois do dia da tragédia, as autoridades russas disseram que finalmente tinham contido a expansão do vazamento. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade