Mundo

Seis líderes europeus pedem a UE para preparar-se para a próxima pandemia

Lideranças europeias realizarão uma cúpula virtual em 19 de junho para avaliar as lições da crise do novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 18:07
Crise da covid-19 gerou respostas individuais no bloco da UE, composto por 27 membrosOs líderes de França, Alemanha, Espanha e de três outros países europeus pediram nesta terça-feira (9) ao conjunto da UE que se  prepare para a próxima pandemia, depois de reconhecer que o bloco não estava pronto para a atual crise de coronavírus. 

A resposta à epidemia da COVID-19, que causou mais de 184.000 mortes na Europa "traz à tona questões sobre as capacidades da União Europeia e ressalta a necessidade de uma política" comum, ressaltaram os líderes.

A chanceler Angela Merkel, o presidente Emmanuel Macron, o chefe de governo Pedro Sánchez e seus colegas da Polônia, Bélgica e Dinamarca enviaram a carta juntamente com um plano com propostas. 

"Esperamos que este plano sirva de inspiração para uma conversa frutífera em nível europeu", disseram. 

A crise do COVID-19 gerou respostas nacionais no bloco da UE, composto por 27 membros, sem que houvesse uma coordenação de políticas de saúde, de medidas fronteiriças ou de trânsito de mercadorias e pessoas. 

"Compreender as falhas é essencial", reconheceram os líderes. 

A carta enfatiza o fracasso coletivo em garantir o fornecimento de medicamentos e suprimentos médicos, o que causou, inclusive, atritos entre os governos do bloco.

Os líderes também pediram à Comissão que desenvolva um sistema uniforme de coleta de dados, por exemplo em termos de infecções, a fim de desenvolver políticas comuns. 

Os líderes da UE realizarão uma cúpula virtual em 19 de junho para avaliar as lições da crise.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags