Mundo

Europa dá primeira licença de voo para um avião elétrico

Aeronave sustentável, chamada Velis Electro, tem dois lugares e é destinada principalmente ao treinamento de pilotos

Correio Braziliense
postado em 10/06/2020 17:13
Esse é o primeiro passo para que voos comerciais em aviões elétricos virem realidadeA Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) certificou uma aeronave de treinamento para dois ocupantes totalmente elétrica, desenvolvida pela empresa eslovena Pipistrel Aircraft, anunciou a entidade na quarta-feira.

"Este é o primeiro avião elétrico certificado pela EASA, mas certamente não será o último", disse Patrick Ky, executivo-chefe da EASA, citado em seu comunicado à imprensa.

Uma certificação implica permissão para voar e é uma etapa essencial antes da entrada em serviço de uma nova aeronave.

A aeronave, chamada Velis Electro, tem dois lugares e é destinada principalmente ao treinamento de pilotos.

"É consideravelmente mais silencioso do que outras aeronaves e não produz gases de combustão", disse o CEO da empresa, Ivo Boscarol. 

O empresário acrescentou que esta certificação "é o primeiro passo para o uso comercial de aeronaves elétricas".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags