Mundo

Trump diz que não mudará nomes de bases em homenagem escravocratas

Em meio aos protestos antirracistas nos EUA, presidente Trump disse que essas bases fazem parte da "herança americana"

Correio Braziliense
postado em 10/06/2020 17:47

Pentágono diz que estuda a proposta de mudançaO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que se opõe categoricamente à ideia de renomear bases militares que homenageiam generais que lutaram com o sul escravagista durante a Guerra Civil, uma hipótese tratada pelo Pentágono. 

 

"Foi sugerido que devemos renomear até dez de nossas bases militares lendárias", escreveu Trump no Twitter, em meio a uma onda nacional de protestos antirracismo que reabriu o debate sobre a escravidão passada nos Estados Unidos.

 

O presidente disse que essas bases fazem parte da "herança americana" e que seu governo "nem sequer considerará" mudar seus nomes. 

 

"Respeitem nossas Forças Armadas", concluiu. 

 

Na terça-feira, o Pentágono informou que o secretário de Defesa, Mark Esper, e o secretário do Exército, Ryan McCarthy, estavam dispostos a estudar a proposta, em um momento em que o país vive a terceira semana de protestos pela morte do afro-americano George Floyd pelas mãos de um policial branco de Minneapolis. 

 

Dez bases militares dos Estados Unidos receberam nome de generais do sul, o lado que perdeu a Guerra Civil (1861-1865) e que defendia a preservação da escravidão. 

 

As bases estão localizadas no sul e incluem Fort Bragg, na Carolina do Norte, a maior do país; Ford Hood no Texas; e Fort Benning, na Geórgia, estabelecimentos onde os recrutas são treinados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags