Mundo

Vídeo: policiais descansam e fazem pipoca ao lado de lojas sendo depredadas

Durante protestos antirracistas em Chicago, grupo de policiais, incluindo três supervisores, ocupou escritório e ignorou violência a metros de onde estavam

Correio Braziliense
postado em 11/06/2020 17:15
Policiais descansando em escritório de congressista de Chicago, nos EUAUm vídeo divulgado pelo congressista norte-americano Bobby Rush causou indignação nesta quinta-feira (11/6) ao mostrar um grupo de policiais de Chicago ocupando sua sala para descansar, conversar e fazer pipoca a poucos metros de local onde o comércio local era depredado e outros oficiais batiam de frente com manifestantes pela causa antirracista nos Estados Unidos. As imagens são do sistema de circuito interno de segurança do escritório e foram registradas no dia primeiro de junho e apresentadas ao lado da prefeita Lori Lightfoot.

Entre os 13 policiais observados na ação até o momento, três eram supervisores. "Eles fizeram café, fizeram pipoca no micro-ondas (minha pipoca) enquanto vândalos depredavam lojas e estavam à vista e ao alcance de todos eles", declarou Rush em coletiva de imprensa. 

De acordo com a imprensa local, um representante do Departamento de Polícia de Chicago foi procurado para esclarecer se havia ordem expressa de que o grupo de policiais não agisse para conter qualquer ocorrência na região. Oficialmente, o comando disse que o comportamento reflete na liderança local e que os envolvidos serão punidos.
 
Segundo a WGN News, a prefeita Lori Lightfoot declarou que "essas pessoas estava enrolando e curtindo enquanto lojas eram queimadas e quebradas e os colegas deles estavam levando garrafas na cabeça" e pediu que os policiais se apresentassem para que as responsabilizações devidas fossem realizadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags