Mundo

Companhias aéreas iniciam ação na justiça contra governo britânico

Ação na justiça pede que governo britânico desista de impor quarentena obrigatória de 14 dias a todos os passageiros que chegam ao Reino Unido

Correio Braziliense
postado em 12/06/2020 09:24
aviaçãoAs companhias aéreas British Airways, EasyJet e Ryanair anunciaram nesta sexta-feira uma ação na justiça contra o governo britânico para que desista de impor a quarentena obrigatória de duas semanas a todos os os passageiros que chegam ao Reino Unido.

As empresas afirmam em um comunicado conjunto que o isolamento obrigatório de 14 dias, que pode ser revisado a cada três semanas, "terá um efeito devastador no turismo britânico e sua economia e vai destruir milhares de empregos". 

As companhias pedem que o caso seja examinado o mais rápido possível pela justiça.

"Não aconteceram consultas nem foram apresentadas provas científicas para aplicar uma medida tão drástica", afirmam em seus argumentos de impugnação legal.

Desde segunda-feira, qualquer pessoa que chega do exterior, tanto residentes no Reino Unido como turistas, deve cumprir o isolamento de 14 dias. Quem não cumpre a medida pode ser multado em 1.000 libras (1.250 dólares).

Mas os críticos da medida denunciam que o Reino Unido, o país mais afetado da Europa pela COVID-19, está provocando um duro golpe no transporte aéreo e nos setores do turismo e de hotelaria ao obstruir as viagens a partir de países com menos casos de coronavírus. 

A British Airways e as duas companhias de baixo custo pretendiam iniciar os procedimentos judiciais contra a medida de maneira imediata, mas adiaram a ação quando a imprensa informou que o governo estudava introduzir "pontes aéreas" com alguns países para evitar a quarentena.

Mas as empresas afirmaram nesta sexta-feira que "ainda não observaram nenhuma evidência sobre como e quando serão implementadas as 'pontes aéreas' proposta entre o Reino Unido e outros países". 

As três companhias aéreas pedem que o governo restabeleça as medidas introduzidas em março, que determinavam a quarentena apenas aos passageiros procedentes de países de "alto risco". 

"Esta seria a solução mais prática e efetiva (...) que coloca o Reino Unido em acordo com grande parte da Europa, que abre suas fronteiras em junho", completaram as empresas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags