Mundo

Los Angeles: 'racismo estrutural' gera indigência desproporcional

A agência do condado responsável pela falta de moradia informou que 66.433 pessoas no município são desabrigadas. Negros representam 34%

Correio Braziliense
postado em 12/06/2020 17:24
Protesto em Los AngelesO número desproporcional de negros em situação de rua em Los Angeles responde ao "racismo estrutural" no país, disseram autoridades na sexta-feira, depois de publicar os resultados de uma contagem feita em janeiro, que não mediu os efeitos da pandemia. 

A agência do condado responsável pela falta de moradia, LAHSA, informou que 66.433 pessoas no município são desabrigadas, um aumento de 13% em relação aos números de um ano atrás. 

Segundo a agência, 21.509 negros não têm casa: representam 34% dos necessitados, perdendo apenas para os latinos (36%). 

A grande diferença é desproporcional em relação à população do município: embora os latinos representem 49% da população, os afrodescendentes são apenas 8%. 

Saiba Mais

A diretora executiva da LAHSA, Heidi Martson, observou que o problema da indigência era "um subproduto do racismo", uma vez que os Estados Unidos registram protestos raciais maciços após a morte de George Floyd. 

A contagem foi feita antes que a pandemia de covid-19 aumentasse o desemprego em Los Angeles para 24%, afetando principalmente as minorias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags