Mundo

...e confrontos na Europa

Correio Braziliense
postado em 14/06/2020 04:24
Manifestantes do movimento Black Lives Matter e da extrema-direita lutam no centro de Londres
Centenas de manifestantes antirracistas se reuniram no centro de Londres, ontem, enquanto militantes da extrema-direita se mobilizaram perto do Parlamento em torno de estátuas que afirmam querer proteger, em uma atmosfera tensa. A ministra do Interior, Pritti Patel, retuitou um vídeo de manifestantes de extrema-direita criticando a polícia e denunciou uma “violência inaceitável”.

A ministra pediu aos manifestantes que retornassem às suas casas para impedir a propagação do coronavírus e, assim, “salvar vidas”. A covid-19 provocou mais de 41 mil mortes em todo o país. Apesar do fato de o movimento Black Lives Matter (“Vidas negras importam”, na tradução livre) ter cancelado o protesto que planejava realizar à tarde no centro da capital, uma multidão se reuniu no Hyde Park antes de se dirigir ao Parlamento, após pedidos da polícia por um percurso preciso, a fim de evitar um confronto com a extrema-direita.

No fim de semana passado, os protestos, organizados depois da morte do afro-americano George Floyd, foram “globalmente pacíficos”, afirmou o comandante da polícia em nota, embora uma “minoria” tenha atacado agentes e cometido atos de vandalismo — em particular contra a estátua do ex-primeiro-ministro Winston Churchill, perto do Parlamento.

O monumento foi pichado com a inscrição “era um racista”. Churchill é acusado de ter feito declarações racistas, especialmente contra os indianos. Depois que outras estátuas simbolizando o passado colonial do país foram atacadas, como a de um comerciante de escravos que foi arrancada em Bristol, decidiu-se proteger as de Nelson Mandela e Gandhi, perto do Parlamento, e a do próprio Winston Churchill.

França
Em Paris e em várias cidades francesas — como Marselha (sudeste), Lyon (centro-oeste), Montpellier (sul), Nantes (oeste) e Estrasburgo (leste) —, milhares protestaram contra o racismo e a violência policial, em um contexto de queixas das próprias forças de segurança que se declaram “abandonadas” pelo governo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags