Mundo

Madri anuncia plano de 3,7 bilhões de euros para socorrer setor automotivo

Setor é um pilar da economia no país e gravemente afetado pela pandemia de coronavírus e pelas mudanças no mercado

Correio Braziliense
postado em 14/06/2020 12:02

O plano será apresentado oficialmente na segunda-feira (15)O governo espanhol anunciou neste domingo (14) um plano de 3,7 bilhões de euros (cerca de US$ 4,2 bilhões) para revigorar o setor automotivo, um pilar de sua economia e gravemente afetado pela pandemia de coronavírus e pelas mudanças no mercado.

 

"O governo trabalhou em conjunto com o setor para antecipar um plano abrangente que responda às suas necessidades e também sirva para fazer uma transição ecológica urgente", disse o chefe de governo, Pedro Sánchez, em um pronunciamento oficial na televisão.

 

O plano, que será apresentado oficialmente na segunda-feira (15), "será apoiado por um orçamento de 3,75 bilhões de euros", acrescentou o líder da coalizão de esquerda no poder na Espanha.

 

Sánchez adiantou que o plano incluiria "financiamento para a renovação da frota de veículos, especialmente incentivando veículos elétricos", além de estímulos à pesquisa e à inovação e mudanças tributárias para tornar o setor mais competitivo. 

 

A promoção de veículos elétricos está alinhada com o plano de transição ecológica do governo, um de seus principais projetos que, entre outras medidas, deseja que todos os novos veículos tenham "zero emissões" até 2040.

 

Sánchez também anunciou a apresentação na quinta-feira de um plano semelhante para estimular o setor do turismo, que representa 12% do PIB nacional e que foi severamente afetado pela crise da saúde.

 

A indústria automotiva é um pilar fundamental da economia na Espanha, segundo fabricante europeu depois da Alemanha. Representa 10% de seu PIB, um quinto das exportações e emprega direta ou indiretamente dois milhões de pessoas, lembrou Sánchez. 

 

O momento delicado para o setor em todo o mundo, devido à queda na demanda e à transição para uma mobilidade mais sustentável, foi agravado pela pandemia do novo coronavírus que, no caso espanhol, interrompeu os centros de produção por semanas. 

 

Recentemente, a fabricante japonesa Nissan anunciou o fechamento de suas fábricas em Barcelona (nordeste), da qual dependem mais de 20.000 empregos diretos e indiretos, e a fabricante americana Ford apresentou um plano de demissão voluntária para cortar 350 empregos em sua fábrica em Valência (leste).

 

Outros países lançaram iniciativas de ajuda ao setor: a França apresentou um plano de mais de 8 bilhões de euros (9 bilhões de dólares) e a Alemanha anunciou bônus para a compra de veículos elétricos dentro de um programa de reativação econômica de 130 bilhões de euros (145 bilhões de dólares). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags