Mundo

França conquistou ''primeira vitória'' contra pandemia, diz Macron na TV

''A luta contra a epidemia ainda não acabou, mas estou satisfeito com essa primeira vitória contra o vírus'', afirmou Macron em discurso na televisão

Correio Braziliense
postado em 14/06/2020 18:53
Homem falandoA França conquistou uma "primeira vitória" contra o coronavírus que deixou quase 30.000 mortos, disse o presidente Emannuel Macron neste domingo, confirmando a reabertura de restaurantes e escolas a partir desta segunda-feira. 

"A luta contra a epidemia ainda não acabou, mas estou satisfeito com essa primeira vitória contra o vírus", afirmou Macron em discurso na televisão. 

"A partir de amanhã, todo o território, com exceção de Mayotte (uma ilha no Oceano Índico) e da Guiana, onde o vírus ainda circula ativamente, (...) passará para a zona verde, o que permitirá, em particular, uma a retomada mais intensa dos trabalhos e a reabertura de cafés e restaurantes" na região de Paris, anunciou o chefe de Estado. 

Macron também destacou que a partir de segunda-feira a frequência nas escolas de ensino fundamental e médio, que haviam começado a reabrir voluntariamente, voltará a ser obrigatória.

A França registrou nove mortes por COVID-19 em 24 horas, anunciou o ministério da Saúde pouco após o discurso de Macron.

O presidente destacou que o Estado investiu "500 bilhões de euros" para enfrentar a crise social e econômica gerada pela epidemia, mas descartou aumentos de impostos para financiar esses gastos.

"Reencontraremos plenamente a França", prometeu.

"Podemos nos orgulhar do que foi feito e de nosso país. Claro que esta prova revelou falhas, fragilidades: nossa dependência de outros continentes para procurar alguns produtos, organização lenta, desigualdades sociais e territoriais. Quero que a gente tire todas as lições do que vivemos", acrescentou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags