Mundo

População de Portugal aumenta pela primeira vez em uma década

No final do ano passado, Portugal tinha quase 10,3 milhões de habitantes, cerca de 20 mil a mais que no ano anterior

Correio Braziliense
postado em 15/06/2020 13:23
Pessoas observam manifestantes de suas janelas durante uma manifestação contra o racismo e o fascismo em Lisboa em 6 de junho de 2020.A população de Portugal aumentou durante 2019 pela primeira vez em dez anos, para 10,3 milhões de habitantes, graças, sobretudo, ao forte progresso da imigração, informou nesta segunda-feira (15/6) o Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"Portugal registrou uma taxa de crescimento (0,19%)" de sua população, "algo que não acontece desde 2009", afirmou o INE em comunicado.

No final do ano passado, Portugal tinha quase 10,3 milhões de habitantes, cerca de 20 mil a mais que no ano anterior.

O crescimento natural, ou seja, a diferença entre o número de nascimentos e o número de óbitos, continuou negativo, como tem sido desde 2010, segundo a fonte.

Consequentemente, esse crescimento populacional se deve a um saldo migratório positivo, que quase quadruplicou, de 44.500 pessoas.

Em 2019, a imigração permanente aumentou 68,5%, enquanto a emigração permanente caiu 10,7%.

"O envelhecimento demográfico continuou a aumentar em Portugal", afirmou o INE, acrescentando que existem atualmente 163,2 pessoas com 65 anos ou mais, para cada cem crianças com menos de 15 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags