Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 09:37
Um homem ficou gravemente ferido por tiros durante uma manifestação para derrubar uma estátua na segunda-feira em Albuquerque (Novo México) e a polícia está investigando o possível envolvimento de um grupo de autodefesa, anunciaram as autoridades locais.
Os manifestantes exigiam a retirada de uma estátua do conquistador espanhol Juan de Oñate, o primeiro governador do Novo México no período colonial, de acordo com a imprensa.
Quando eles tentavam derrubar a estátua, integrantes de uma milícia extrema-direita chegaram ao local e um confronto teve início, segundo o jornal Albuquerque Journal.
"Os indivíduos com armas pesadas que se apresentaram à manifestação, autodenominados 'guarda civil', estavam no local por apenas uma razão: ameaçar os manifestantes", escreveu no Twitter a governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham
De acordo com a polícia, a vítima está em condição crítica mas estável.
Durante a onda de manifestações contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos pela morte de George Floyd por um policial branco, várias estátuas e monumentos relacionados com o colonialismo e a escravidão foram derrubados.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.