Mundo

Pelo menos 3 mil vítimas de abusos na Igreja Católica da França desde 1950

Uma comissão independente foi criada para investigar as denúncias

Correio Braziliense
postado em 17/06/2020 12:51
Fachada da Catedral de Notre-Dame.Pelo menos 3 mil crianças ou menores foram vítimas de abuso sexual dentro da Igreja Católica na França desde 1950, disse nesta quarta-feira (17/6) o presidente de uma comissão independente criada para investigar as denúncias.

Jean-Marc Sauve afirmou em videoconferência que os dados preliminares também indicavam que cerca de 1.500 clérigos e outros funcionários da igreja realizaram estes abusos nas últimas décadas. 

Esses números provisórios vêm de um estudo inicial dos arquivos diocesanos e das congregações religiosas realizado pela Comissão Independente sobre Abuso Sexual na Igreja (Ciase), criada em 2018 pelo episcopado.

"É a primeira vez" que uma estimativa desse tipo é feita na França, disse Sauve à AFP e acrescentou que estava "intimamente convencido de que há muitas outras vítimas". 

A Ciase, criada após a revelação de vários escândalos, deve apresentar sua avaliação e recomendações entre o final de setembro e início de outubro de 2021.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags