Correio Braziliense
postado em 17/06/2020 21:45
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (17) que multou a companhia aérea panamenha Copa em 450 mil dólares por transferir "ilegalmente" passageiros entre o país e a Venezuela. Desde maio do ano passado, os Estados Unidos proibiram as conexões aéreas com a Venezuela por "razões de segurança" e, segundo as autoridades americanas, a Copa utilizou voos com escala para violar essa restrição.
Uma investigação interna do Departamento de Transportes revelou que, um mês após a proibição, a "Copa vendeu mais de 5.000 passagens para viagens entre os Estados Unidos e Venezuela e transportou mais de 15 mil passageiros nesses itinerários".
Além disso, a agência dos EUA destacou que as licenças para que a Copa possa operar voos para os Estados Unidos são condicionadas à restrição de transporte de passageiros ou carga com origem ou destino à Venezuela.
Essa suspensão do tráfego aéreo direto entre os dois países foi ordenada pelo governo Donald Trump em meio às sanções contra Nicolás Maduro, cujo segundo mandato não é reconhecido por Washington devido a acusações de irregularidades nas eleições.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.