Mundo

Policial acusado de homicídio

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 04:05
O agente Garret Rolfe pode ser condenado à pena de morte


Garret Rolfe, o policial de Atlanta que disparou duas vezes pelas costas contra o cidadão negro Rayshard Brooks, 27 anos, foi denunciado por homicídio, anunciou o promotor do distrito, Paul Howard. O crime ocorreu no estacionamento do restaurante de fast-food Wendy’s, no último dia 12. Howard disse que Rolfe não tinha justificativa para atirar porque, “no momento em que Brooks foi abatido, não representava ameaça imediata de morte ou ferimentos físicos graves para os policiais”.

O promotor acrescentou que constitui agravante o fato de, após abrir fogo, o policial ter chutado o corpo de Brooks enquanto ele sangrava no chão. Segundo Howard, Rolfe e seu colega, Devin Brosnan, violaram múltiplas normas do departamento de polícia após deter o homem, a quem encontraram dormindo em seu carro, bloqueando o acesso de veículos ao restaurante.

Comoção 

A morte de Brooks ocorreu em meio a uma comoção social em todos os Estados Unidos pela morte de  George Floyd, em Minneapolis. O crime que vitimou Floyd deflagrou protestos, que em alguns casos resultaram em distúrbios e em saques, em reivindicação ao fim da violência policial e do racismo. Depois da divulgação da morte de Brooks, novos protestos e marchas antirracistas foram registradas.

As denúncias contra Rolfe, que foi demitido da força policial no dia seguinte aos fatos ocorridos no estacionamento, podem resultar em pena de morte ou de prisão perpétua. Brosnan, que concordou em colaborar como testemunha, enfrentará três acusações, inclusive de agressão com agravante.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags