Mundo

Escravidão: Igreja Anglicana e Banco da Inglaterra pedem desculpas

As instituições pediram desculpas pelo papel histórico de alguns de seus membros na escravidão

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 08:53
Banco da Inglaterra, em Londres.Duas antigas instituições britânicas, a Igreja Anglicana e o Banco da Inglaterra, pediram desculpas nesta quinta-feira pelo papel histórico de alguns de seus membros na escravidão, informou o jornal The Telegraph. 

A mensagem veio em resposta ao trabalho do University College London (UCL) que indica que os responsáveis por essas instituições se beneficiaram do tráfico de seres humanos. 

Segundo os pesquisadores, foi o caso de quase cem eclesiásticos e, no Banco da Inglaterra, de seis governadores e quatro administradores. 

"Embora reconheçamos o papel que o clero e os membros ativos da Igreja Anglicana desempenharam na promoção da abolição da escravidão, temos vergonha de que outros membros da Igreja tenham participado ativamente e beneficiado da escravidão", escreveu  um porta-voz da Igreja citado pelo jornal de Londres. 

"Como instituição, o Banco nunca esteve diretamente envolvido no comércio de escravos, mas está ciente de certos interesses indesculpáveis, tomados por ex-governadores e administradores, e pede desculpas", relatou um porta-voz do Banco da Inglaterra. 

O banco central indicou que retiraria os retratos dos ex-líderes que participaram dessa atividade. 

As manifestações antirracistas que se seguiram à morte de George Floyd em Minneapolis (Estados Unidos) provocaram intenso debate no Reino Unido sobre a história do poder colonial. 

Na quarta-feira, o Oriel College (Universidade de Oxford) falou a favor da remoção de uma estátua do político Cecil Rhodes (1853-1902), o arquiteto da colonização na África. 

Segundo a imprensa, pesquisadores da University College London examinam as finanças de 47 mil pessoas envolvidas no tráfico de escravos, que foram compensadas em até 20 milhões de libras no total (o equivalente a 2 bilhões de libras hoje) após a abolição  escravidão pelo Reino Unido em 1833.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags