Mundo

Austrália sofre grande ataque cibernético e alerta cidadãos

O ataque visava sistemas de computadores governamentais e empresariais

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 09:29
Os tons do pôr do sol caem no famoso Sydney Opera House quando um homem corre no Circular Quay, geralmente lotado de turistas, em Sydney, em 16 de junho de 2020.A Austrália foi vítima de um ataque cibernético realizado por um "ator ligado a um governo" que visava sistemas de computadores governamentais e empresariais, disse o primeiro-ministro Scott Morrison nesta sexta-feira. 

O dirigente organizou uma conferência de imprensa de emergência em Canberra para alertar os cidadãos sobre os "riscos específicos" a que estão expostos. 

"Atualmente, existem organizações australianas que estão sendo alvo de [um ataque] por um sofisticado ator estatal", disse Scott Morrison, observando que o ataque afetou "organizações australianas em vários setores, em todos os níveis de governo, desde economia, organizações políticas, serviços de saúde e outros operadores estratégicos de infraestrutura". 

Segundo a imprensa local, a lista de suspeitos é muito pequena, entre os Estados com experiência nesse campo (além de países ocidentais, China, Coreia do Norte, Irã, Israel ou Rússia). 

Os veículos levantaram suspeitas em relação à China, que em maio impôs tarifas punitivas sobre certas exportações australianas. 

O governo Morrison causou fortes inquietações em Pequim ao pedir uma investigação internacional independente sobre as origens da pandemia de coronavírus e denunciando a diplomacia chinesa por ser agressiva e desonesta. 

A China respondeu aconselhando seus cidadãos a evitarem a Austrália como destino turístico ou de estudo,  ameaçou retaliar ainda mais e condenou um australiano à morte por tráfico de drogas. 

Na sexta-feira, Morrison afirmou que havia informado à oposição desses ataques "maliciosos" cibernéticos e pediu para instituições e empresas a "se protegerem". 

Ele não forneceu detalhes técnicos, mas indicou que os dados pessoais dos australianos não foram roubados e que muitos ataques falharam. 

"Incentivamos as organizações, especialmente a saúde, a infraestrutura estratégica e os serviços essenciais, a usar especialistas para implementar sistemas de defesa técnica", enfatizou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags