Mundo

Símbolo da luta pela liberdade

Correio Braziliense
postado em 20/06/2020 04:14
 
“O 19 de junho simboliza um ponto de partida ou um marcador da liberdade legalizada para o meu povo. Muitos nunca foram a Ashton Villa, nem aprenderam sobre este local na escola. Isso é desanimador. Eu moro em Dallas e ir até este lugar, no sul do Texas, foi uma sensação especial. Estive, hoje (ontem) pela manhã, na casa nacional da declaração da liberdade. É uma honra. Muitos dos primeiros africanos que foram deixados no Brasil são os mesmos que desembarcaram pela última vez nos EUA. São o mesmo povo.
 
Ashton Villa, para mim, representa a luta para sermos livres enquanto seres humanos. Assim como os negros precisam lutar no Brasil, ainda que de forma diferente em muitos aspectos. Ashton Villa também representa vocês. Ali, você pode ver a sacada onde a declaração foi lida. Pode experimentar o som da liberdade. Pode ver as faces dos donos de escravos quando souberam que tinham sido derrotados. O ódio deles. Pode sentir as paredes, as mesmas que resistiram a furacões e a inundações ao longo de décadas.
 
Ainda de pé, ainda forte, ainda representado por que as vidas negras importam. Esse edifício é um monumento global, o qual encorajo todos a visitarem.”

CJ Wilson, ex-jogador de futebol americano da liga NFL e professor da Paul Quin College

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags