Mundo

Trump diz que só se reuniria com Maduro para discutir sua saída do poder

Trump fez a declaração no twitter após repercussão de uma entrevista que representa uma virada de 180 graus em sua política de "pressão máxima" à Venezuela

Correio Braziliense
postado em 22/06/2020 13:37
Nesta foto de arquivo tirada em 20 de junho de 2020, o presidente dos EUA, Donald Trump, desiste do Air Force One no Aeroporto Internacional de Tulsa a caminho de seu comício de campanha no BOK Center em Tulsa, Oklahoma.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (22/6) que só se reuniria com o presidente venezuelano Nicolás Maduro para discutir sua saída do poder, depois de suas declarações em uma entrevista na qual se mostrou propenso a um encontro. 

"Só me reuniria com Maduro para discutir uma coisa: uma saída pacífica do poder", disse Trump em sua conta do Twitter, acrescentando que sempre se posicionará "contra o socialismo" e a favor da liberdade do povo da Venezuela. 

Segundo trechos de uma entrevista ao portal Axios divulgados na noite de domingo, Trump declarou que não se opõe a um encontro com Maduro. 

"Sempre digo que se perde muito pouco com as reuniões. Mas até agora, as rejeitei", afirmou. 

Essas declarações representam uma virada de 180 graus em sua política de "pressão máxima" à Venezuela e levantaram dúvidas sobre o apoio de Trump ao líder do Parlamento Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por um grupo de mais de cinquenta países liderado pelos EUA.

Durante a entrevista, Trump mostrou suas reservas em relação a Guaidó e seu desempenho e "indicou que não tem muita confiança" nele.

A menos de cinco meses das eleições presidenciais, o candidato dos democratas, Joe Biden, criticou Trump por sua postura sobre a Venezuela e o acusou de admirar "bandidos e ditadores como Maduro". 

"Como presidente, vou estar do lado do povo da Venezuela e da democracia", afirmou Biden em sua conta do Twitter em um comentário da entrevista de Axios. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags