Mundo

Primeiros protestos trabalhistas no Peru após 100 dias de confinamento

O grêmio do transporte privado de ônibus e micro-ônibus de Lima iniciou uma greve por tempo indeterminado exigindo subsídios

Correio Braziliense
postado em 23/06/2020 12:49
Machu Picchu vazia, a cidadela inca do século XV localizada a 2.430 metros na Cordilheira dos Andes, a 80 km de Cusco, no sul do Peru, está fechada ao turismo desde 16 de março de 2020 devido ao Pandemia de coronavírus.O Peru registra neste terça-feira (23/6) os primeiros protestos trabalhistas após 100 dias de confinamento obrigatório devido à pandemia de coronavírus, que deixa mais de 257 mil casos e mais de 8 mil mortes, hospitais sobrecarregados e uma economia semiparalisada que caiu 13% nos primeiros quatro meses do ano.

O grêmio do transporte privado de ônibus e micro-ônibus de Lima iniciou uma greve por tempo indeterminado exigindo subsídios.

Enquanto isso, sindicatos da construção convocaram uma manifestação para reivindicar um vale de auxílio para suas famílias.

Trata-se dos primeiros protestos trabalhistas na pandemia, às margens dos profissionais de saúde que exigiram diversas vezes equipamento e suprimentos para combater a emergência de saúde.

O confinamento nacional obrigatório, em vigor desde 16 de março, deixou dois milhões de desempregados, segundo a ministra de Economia, María Antonieta Alva.

Os números mostram o retrato sombrio de um país que em 2020 registrará a pior queda de sua economia em 100 anos, alertou o Banco Central da Reserva.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags