Mundo

Japão confirma desistência de sistema de defesa americano antimísseis

O ministro da Defesa do Japão, Taro Kono, confirmou a desistência em uma entrevista coletiva no Clube dos Correspondentes Estrangeiros do Japão (FCCJ) em Tóquio

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 10:10
O ministro da Defesa do Japão, Taro Kono, fala em uma entrevista coletiva no Clube dos Correspondentes Estrangeiros do Japão (FCCJ) em Tóquio em 25 de junho de 2020.O governo do Japão confirmou nesta quinta-feira que desistiu de instalar em seu território o sistema de defesa antimísseis americano Aegis Ashore, 10 dias depois de anunciar a suspensão do caro e polêmico programa.

"O Conselho de Segurança Nacional discutiu o tema e chegou à conclusão de que a instalação do Aegis Ashore deve ser cancelada", afirmou o ministro da Defesa, Taro Kono, em uma reunião do Partido Liberal Democrata, do primeiro-ministro Shinzo Abe.

Kono apresentou um pedido de "profundas desculpas" pelo fiasco.

Aprovada pelo governo Abe em 2017, no momento em que a Coreia do Norte executava testes balísticos perto do Japão, a compra - e manutenção durante 30 anos - deste sistema da fabricante americana Lockheed Martin havia sido avaliada em 4,2 bilhões de dólares.

Um dos sistemas seria instalado na região de Akita (norte do país) e outro em Yamaguchi (oeste).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags