Mundo

Minerador da Tanzânia se torna milionário após descobrir peças de tanzanita

A tanzanita, pedra preciosa de cor entre azul e púrpura que é exportada principalmente para a Índia, é encontrada apenas nas montanhas de Mererani, perto do monte Kilimanjaro

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 13:57
O mineiro de pequena escala tanzaniano Saniniu Kuryan Laizer, 52, posa com duas das maiores pedras preciosas do país, Tanzanite, como milionário durante a cerimônia de sua descoberta histórica em Manyara, norte da Tanzânia, em 24 de junho de 2020.Um minerador independente na Tanzânia tornou-se milionário após vender ao governo duas das maiores peças de tanzanita, uma pedra preciosa.

Saniniu Kuryan Laizer, de 52 anos, descobriu as duas pedras, que pesam 9,27 e 5,1 kg, nas montanhas de Mererani (norte), em uma área que o presidente da Tanzânia, John Magufuli, cercou com um muro em 2018 para controlar a produção e combater as exportações ilegais de tanzanita.

O mineiro de pequena escala tanzaniano Saniniu Kuryan Laizer, 52, posa com duas das maiores pedras preciosas do país, Tanzanite, como milionário durante a cerimônia de sua descoberta histórica em Manyara, norte da Tanzânia, em 24 de junho de 2020.O minerador as vendeu ao governo por 7,7 bilhões de xelins (cerca de 2,9 milhões de euros e 3,3 milhões de dólares).

A tanzanita, pedra preciosa de cor entre azul e púrpura que é exportada principalmente para a Índia, é encontrada apenas nas montanhas de Mererani, perto do monte Kilimanjaro.

Em uma recepção organizada na quarta-feira na cidade de Manyara para comemorar a descoberta, o ministro da Mineração da Tanzânia, Doto Biteko, afirmou que essas pedras são as maiores já descobertas no país.

"Passamos de uma situação em que os mineradores independentes traficavam a tanzanita para uma em que respeitam os processos, e pagam as taxas governamentais", declarou.

Laizer disse que planeja usar esse dinheiro para ajudar sua comunidade. "Planejo construir um centro comercial em Arusha e uma escola perto da minha casa", disse.

O governo anunciou no Twitter que as duas peças serão guardadas no museu nacional.

Em 2018, quando o exército começou a construir um muro de 24,4 km em volta das minas de Mererani, o presidente Magufuli estimou que 40% da produção nacional da tanzanita era perdida com o contrabando.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags