Mundo

Osama Bin Laden morreu como 'mártir', diz primeiro-ministro do Paquistão

Declaração provocou uma onda de reações hostis no país

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 16:11
Declaração provocou uma onda de reações hostis no paísO ex-chefe da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morto em 2 de maio de 2011 pelas forças especiais dos EUA no Paquistão, morreu como "mártir", declarou nesta quinta-feira (25) o primeiro-ministro paquistanês Imran Khan, provocando uma onda de reações hostis no país.

"Os americanos vieram para Abbottabad e mataram Osama Bin Laden. Morreu como mártir", declarou Khan em discurso na Assembleia Nacional, no qual mencionou as relações complicadas entre seu país e Estados Unidos após o ataque americano.

"Depois disso, o mundo inteiro nos insultou (...). Nosso aliado mata alguém em nosso país sem sequer nos informar", acrescentou, chamando o ocorrido de "humilhação" para muitos paquistaneses.

Opositores e defensores dos direitos humanos expressaram sua indignação imediatamente.

"Imran Khan falsificou a história ao declarar hoje que Osama Bin Laden é um mártir", disse Khawaja Asif, ministro das Relações Exteriores do governo anterior.

"Muçulmanos de todo o mundo lutam contra a discriminação que sofrem devido ao terrorismo recente e nosso primeiro-ministro agrava a situação ao chamar Osama Bin Laden de mártir do Islã", disse no Twitter Meena Gabeena, defensora dos direitos humanos.

Os mártires são venerados no Islã. Esse termo é geralmente usado para pessoas que morrem ou são assassinadas quando estão a serviço da religião.

Por anos, o Paquistão negou oficialmente saber que o fundador do Al-Qaeda se escondia em seu território, até ser morto em um ataque noturno em uma cidade quartel ao norte de Islamabad, o que gerou suspeitas de conluio entre as autoridades e o Al-Qaeda. 

Em 2019, Khan declarou em uma viagem aos Estados Unidos que o ISI (Inter-services intelligence), principal agência de espionagem militar do Paquistão, forneceu ao governo americano uma pista que facilitou encontrar Bin Laden.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags