Mundo

Ucrânia registra recorde de novos casos de coronavírus

O número de novos casos quase dobrou desde o final de maio, ultrapassando 41.100, informou o Ministério da Saúde

Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 12:28
Um menino se refresca com quadros de spray de água dispostos ao longo da rua central da capital ucraniana de Kiev.A Ucrânia registrou um recorde de 1.109 casos de coronavírus nesta sexta-feira (26/6), com uma aceleração da taxa de contágio desde que as restrições começaram a ser levantadas, segundo as autoridades, que preparam novos hospitais.

O número de novos casos quase dobrou desde o final de maio, ultrapassando 41.100, informou o Ministério da Saúde, enquanto o levantamento gradual das restrições começou em 11 de maio com a reabertura de comércios e creches e a retomada do transporte público e ligações aéreas.

No total, 1.086 pessoas morreram de coronavírus nesta antiga república soviética de cerca de 40 milhões de habitantes, segundo a mesma fonte.

O balanço real pode ser muito maior, estimam os especialistas, devido a um número relativamente baixo de testes e a demora para os resultados. Em Kiev, por exemplo, os resultados dos testes levam cerca de dez dias após a coleta da amostra.

"A taxa de ocupação de hospitais" para pacientes com covid-19 "aumentou consideravelmente", disse o primeiro-ministro ucraniano Denys Chmygal, evocando uma "onda séria" na Ucrânia da pandemia devido ao desrespeito das medidas de barreira e distanciamento social.

As autoridades começaram a preparar hospitais adicionais para os doentes, disse ele.

"As pessoas deixaram de respeitar as restrições e as autoridades locais não se atrevem a reforçá-las", acrescentou.

O número de casos de coronavírus está aumentando na Europa, alertou na quinta-feira a Organização Mundial de Saúde, que alerta sobre o estado dos sistemas de saúde, já sob pressão, se esse aumento pós-confinamento não for controlado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags