Mundo

Assessor médico da Casa Branca admite que 'algo não está funcionando'

Nos últimos sete dias, foram registrados mais de 216 mil casos de covid-19 em todo o país, o maior recorde semanal desde o início da crise

Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 13:48
Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, testemunha em uma audiência do Comitê de Energia e Comércio da Casa dos EUA em Capitol Hill em 23 de junho de 2020 em Washington, DC.O assessor médico da Casa Branca, o doutor Anthony Fauci, admitiu em uma entrevista divulgada nesta sexta-feira (26/6) pelo jornal The Washington Post que os Estados Unidos deveriam mudar sua estratégia de combate à pandemia de coronavírus, após um aumento dos casos no sul e oeste do país. 

"Algo não está funcionando", disse Fauci, principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, referindo-se à estratégia atual. "Podemos fazer todos os esquemas que quisermos, mas há algo que não está funcionando", acrescentou. 

Estados Unidos - país com mais casos fatais de coronavírus com cerca de 122.238 mortes - faz cada vez mais testes e, na quinta-feira, completou cerca de 640 mil diagnósticos em um dia. No entanto, a quantidade de casos confirmados aumenta há algumas semanas na Califórnia, Arizona, Texas e Flórida.

Nos últimos sete dias, foram registrados mais de 216 mil casos em todo o país, o maior recorde semanal desde o início da crise. 

"Temos que descobrir onde está a penetração das infecções em nossa sociedade", afirmou o médico.

Uma ideia levantada pelo infectologista é realizar testes em grupo para economizar recursos para os grupos que não forem encontrados casos positivos. 

Na quinta-feira, o diretor do Centro de Prevenção e Combate a doenças (CDC), Robert Redfield, afirmou que entre 5% e 8% da população dos Estados Unidos foi infectada pelo coronavírus, segundo estimativas com base em testes sorológicos. 

Isso equivale a mais de 20 milhões de pessoas e é dez vezes maior do que estima o saldo oficial.  

Nesta sexta, a célula de crise da Casa Branca para administrar a pandemia convocou uma coletiva de imprensa às 16H30 GMT (13h30 no horário de Brasília), na primeira aparição dessa estrutura desde abril.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags