Mundo

Reabertura fracassada

Correio Braziliense
postado em 27/06/2020 04:05

Texas decidiu fechar novamente os bares, e Flórida suspendeu a venda de bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos. As medidas foram tomadas em meio a um aumento recorde do número de casos de coronavírus em ambos os estados. Com o recrudescimento das infecções pelo novo coronavírus, um grupo de especialistas da Casa Branca reuniu-se, ontem, pela primeira vez em quase dois meses.
 
Os dois estados populosos do sul, onde vivem cerca de 50 milhões de pessoas, salvaram-se, a princípio, do pior surto inicial de covid-19, mas agora são atingidos com força. “Neste momento, está claro que o aumento dos casos se deve, em grande parte, a certos tipos de atividade, incluindo reuniões em bares”, apontou o governador do Texas, Greg Abbott, aliado do presidente americano, Donald Trump.
 
Com o decreto, atividades ao ar livre que reúnam mais de 100 pessoas precisarão da autorização de autoridades locais. “Como eu disse desde o início, se a taxa de positivos aumentasse em 10%, o estado do Texas adotaria mais ações para conter o avanço da covid-19”, afirmou o governador em um comunicado.
 
Texas foi um dos estados mais agressivos em sua reabertura, no começo de junho, após meses de confinamento. Os serviços de saúde locais registraram, na quinta-feira, um recorde de 5.596 novos casos, um salto significativo em relação ao nível de 10 dias atrás, quando foram registrados 1.254 novos casos diários. Já Flórida registrou, ontem, um recorde de 8.942 novos casos diários e 39 mortes. “Com vigência imediata, o Departamento de Regulação Comercial e Profissional suspende o consumo de álcool em bares de todo o estado”, tuitou o governo da Flórida.

Fauci

Anthony Fauci, assessor médico da Casa Branca, admitiu que os Estados Unidos enfrentam “sérios problemas” com o aumento dos casos de coronavírus no sul e no oeste do país.  “Enfrentamos sérios problemas em algumas áreas”, declarou o infectologista. Ele disse que, “olhando os casos em um mapa, pode-se constatar uma realidade muito heterogênea, mas que, no fundo, está interconectada”. “Se você for infectado, infectará outra pessoa e ela infectará outra”, alertou Fauci.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags