Mundo

Rússia pagou Talibã para atacar tropas, diz relatório de inteligência dos EUA

Correio Braziliense
postado em 27/06/2020 22:18
Uma unidade de espionagem da Rússia pagou a membros do Talibã por ataques letais a tropas americanas no Afeganistão, segundo um relatório sigiloso da inteligência americana, disseram pessoas familiarizadas com o documento. A informação foi entregue à Casa Branca no início deste outono e, até recentemente, era conhecida apenas por poucas autoridades, afirmou uma fonte. O conteúdo do relatório foi divulgado nesta sexta-feira, 26, pelo jornal New York Times. O assunto vem à tona em um momento no qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressiona o Pentágono a retirar uma parcela significativa das forças americanas do Afeganistão e enquanto diplomatas americanos tentam estabelecer um acordo de paz entre o Talibã e o governo afegão, que é apoiado por Washington. A Casa Branca, sem confirmar a existência do documento, disse que Trump nunca foi informado sobre os pagamentos da Rússia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags