Mundo

Governo próximo de remodelagem

Correio Braziliense
postado em 29/06/2020 04:13
Após esta bofetada eleitoral, tudo indica que Emmanuel Macron anunciará nos próximos dias uma ampla remodelação do governo que lhe permita chegar mais bem posicionado às eleições presidenciais de 2022. A grande incógnita é se esta mudança de gabinete será realizada pelo primeiro-ministro, apesar da vitória folgada ontem.

Além de carecer de ancoragem territorial sólida, para o cientista político da Science Po Gaspard Estrada, “os candidatos do partido governamental sofrem as consequências da impopularidade do mandatário”, desgastado pela revolta dos “coletes amarelos” e as longas greves contra a reforma da previdência.

Na cidade de Perpignan, perto da fronteira com a Espanha, venceu com folga o candidato de extrema direita Louis Aliot, ex-companheiro de Marine Le Pen, que obteve 54% dos votos.

Com a vitória nesta cidade de mais de 100 mil habitantes, Aliot conquistou para a ultradireita a maior cidade desde Toulon (1995-2001). “É uma mensagem excelente para o futuro”, disse Aliot ao comemorar a vitória.

Segundo consulta do instituto de pesquisas Ifop, se as eleições presidenciais fossem celebradas hoje, Macron estaria ombro a ombro com a candidata de ultradireita Marine Le Pen no primeiro turno, e venceria no segundo turno com 55%, 11 pontos a menos do que em 2017.

Para tentar virar a página rapidamente da debacle anunciada, Emmanuel Macron tem previsto discursar à nação, hoje, para responder às propostas feitas pela Convenção Cidadã sobre o Clima, uma assembleia de 150 cidadãos eleitos por sorteio para imaginar políticas ambiciosas contra as mudanças climáticas. Esta convenção será a “resposta à onda verde” de ontem, destacou a Presidência francesa.



55%
Estimativa de intenções de votos para Macron, no segundo turno das eleições presidenciais de 2022





Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags