Mundo

Opas prevê mais de 400 mil mortes na América Latina e Caribe em três meses

A pandemia não mostra sinais de recuo, com pelo menos 10.372.230 casos e 506.818 mortes em todo o mundo

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 21:18
A pandemia não mostra sinais de recuo, com pelo menos 10.372.230 casos e 506.818 mortes em todo o mundoA Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) pediu "flexibilidade" e decisões com base em dados epidemiológicos "detalhados" para conter a pandemia de COVID-19 que pode deixar mais de 400.000 mortos em três meses na América Latina e o Caribe.

A pandemia não mostra sinais de recuo, com pelo menos 10.372.230 casos e 506.818 mortes em todo o mundo, segundo a contagem da AFP até as 16h de Brasília desta terça-feira (30), com base em fontes oficiais. 

"A América Latina e o Caribe devem ter mais de 438.000 mortes por COVID-19" nos próximos três meses, alertou Carissa Etienne, diretora da OPAS, em entrevista coletiva. 

A projeção da OPAS inclui os Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia em termos absolutos, com 2.612.259 infecções e 126.512 mortes, com uma previsão de mais de 175.000 óbitos nos próximos três meses.

Etienne ainda afirmou que o pico de contágio na América Latina ocorrerá em momentos diferentes. Chile e Colômbia atingiram o pico nos próximos dias, enquanto a Argentina, a Bolívia, o Brasil e o Peru, o pico ocorrerá em agosto. Na América Central e no México, será em meados de agosto, embora na Costa Rica a expectativa é que seja atingida apenas em outubro.

"Estas projeções serão concretizadas apenas se as condições atuais persistirem. Isso significa que os países podem mudar essas previsões se tomarem as decisões corretas e implementarem medidas estritas e comprovadas de saúde pública", ressaltou. 

Etienne pediu ainda que a pandemia seja enfrentada com dados de vigilância epidemiológica "cada vez mais detalhados" e com "flexibilidade" diante de localidades altamente dependentes da economia informal.

- Colapso econômico e do emprego -
O Peru, com 70% de sua economia gerada pela informalidade e dois milhões de pessoas que perderam o emprego durante a quarentena, começa o desconfinamento na quarta-feira com a reabertura da atividade em 18 de suas 25 regiões. 

O país, um dos mais afetados com 282.195 casos e 9.504 mortes, aplicou uma quarentena rigorosa desde 16 de março e amargou uma queda de 13% do PIB no primeiro trimestre, impulsionada por uma queda de 40% em abril. O Banco Central prevê uma queda de 12,5% no PIB em 2020. 

No Chile, que registra 280.000 infecções e 5.575 mortes, o desemprego subiu para 11,2% no trimestre de março a maio, com um mercado de trabalho muito afetado pelas medidas impostas para conter a propagação do vírus.

O desemprego também subiu na Colômbia para 24,5% em maio, dobrando o índice registrado no mesmo mês de 2019 (11,2%). Foi o pior resultado em quase duas décadas, disse à AFP o serviço de imprensa do Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE) do estado. 

Esses casos são apenas uma amostra, considerando que a pandemia atinge todo o mundo. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indica que as horas trabalhadas no primeiro semestre do ano diminuíram 14% em relação a dezembro, o que equivale a 400 milhões de empregos em período integral. 

A região mais afetada é o continente americano, que perdeu 18,3% de horas, seguido pela Europa e Ásia Central com 13,9%.

- Pedidos por medidas nos EUA -
O assessor médico da Casa Branca, Anthony Fauci, alertou que, sem tomar medidas para impedir a disseminação do coronavírus, os Estados Unidos poderiam ter 100.000 casos por dia. 

"Agora estamos tendo 40.000 novos casos por dia. Não ficaria surpreso se chegarmos a 100.000 por dia se isso não mudar", disse o especialista, que se recusou a projetar um número de mortes, em audiência perante o Comitê de Saúde e Educação do Senado. 

Os Estados Unidos sofrem um crescimento exponencial de contágios, particularmente no sul e oeste do país, com vários estados que tiveram que interromper o desconfinamento.

Prova disso é a decisão de Nova York de exigir quarentena de visitantes da Califórnia, Nevada, Geórgia, Iowa, Idaho, Louisiana, Mississippi, Tennessee, Alabama, Arkansas, Arizona, Flórida, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Utah e Texas.

- Intimidação e negação -

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet, denunciou a intimidação em países como China e Rússia no contexto da pandemia, e também a negação da crise em outros, como Brasil, Estados Unidos ou Nicarágua. 

Em países como Brasil, Burundi, Nicarágua, Tanzânia e Estados Unidos "temo que as declarações que negam a realidade do contágio do vírus (...) intensifiquem a severidade da pandemia" e criticou outros como El Salvador pela "aplicação de medidas arbitrárias e excessivas", contra o coronavírus. 

A União Europeia, com economia em declínio, abriu suas fronteiras nesta terça-feira para turistas de 15 países. 

A lista, divulgada no início da crucial temporada de verão, inclui Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai, o único país da América Latina. A China também está no rol, mas sob critérios de reciprocidade. Os Estados Unidos estão excluídos da lista. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags