Correio Braziliense
postado em 01/07/2020 10:36
Um homem que carregava uma bandeira a favor da independência de Hong Kong se tornou nesta quarta-feira (1/7) a primeira pessoa detida com base na nova lei de segurança do território promulgada na véspera pelo presidente chinês Xi Jinping, anunciou a polícia.
"Um homem foi detido em posse de uma bandeira favorável à independência de Hong Kong no bairro de Causeway Bay, o que viola a lei de segurança nacional", anunciou a polícia em sua conta no Twitter.
Esta foi a primeira detenção desde a entrada em vigor da questionada lei, informou o tuíte, que mostra a foto de um homem com uma bandeira.
Além disso, a polícia dispersou com jatos de água pequenos grupos de manifestantes, que estavam reunidos apesar da proibição determinada pela nova lei de segurança nacional.
Um caminhão lançou jatos de água com uma solução de pimenta e atingiu vários manifestantes e jornalistas, também no bairro comercial de Causeway Bay.
A polícia de Hong Kong mobilizou nesta quarta-feira um importante dispositivo nas ruas da cidade, que recorda o 23º aniversário da devolução à China pelo Reino Unido.
A passeata organizada tradicionalmente pelos cidadãos de Hong Kong foi proobida pela primeira vez pelas autoridades.
A lei de segurança de Estado em Hong Kong, promulgada na terça-feira, permite reprimir quatro tipos de crimes: atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras para colocar em perigo a segurança nacional.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.