Mundo

Suécia afirma que Irã indenizará famílias de passageiros de Boeing abatido

O avião foi abatido por engano em janeiro e matou 176 pessoas

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 12:16
Nesta foto de arquivo tirada em 29 de junho de 2020, um jato Boeing 737 MAX chega para aterrissar após um voo de teste da Federal Aviation Administration (FAA) no Boeing Field em Seattle, Washington.O Irã aceitou indenizar as famílias das vítimas estrangeiras do Boeing ucraniano que foi abatido por erro em janeiro por suas Forças Armadas, anunciou nesta quinta-feira a ministra  das Relações Exteriores da Suécia.

O Irã e os diferentes países envolvidos "assinaram um acordo de princípio" e "não há dúvida sobre o fato" de que Teerã pagará, embora o valor exato ainda esteja em discussão, afirmou a ministra Ann Linde à agência sueca TT, declarações confirmadas à AFP por seu porta-voz.

A maioria das 176 vítimas eram iraniano-canadenses, e também havia afegãos, britânicos e suecos, além de ucranianos.

Do lado iraniano ainda não há confirmação do acordo.

No fim de junho, o Irã solicitou ajuda ao Escritório de Investigações e Análises (BEA) da França para recuperar os dados das caixas-pretas da aeronave.

As Forças Armadas iranianas admitiram em 11 de janeiro que derrubaram por "engano" o avião que acabara de decolar de Teerã com destino a Kiev.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags